13 de outubro de 2011

Passo

Não se sabe em que lugar ela estava, mas certamente não era o mesmo. Cada vez que levantava o pé, sentia que o mundo dava um salto pra trás dizendo 'pra quê esforço, minha jovem? andar ainda é fácil como parece ser.'

Andou na rua e achou um cara.

Mentira, nada é assim tão simples: com ela, vieram, pelo caminho, pessoas; umas à frente, umas atrás e umas, (a frente ou atrás) ao seu lado: coladas ou distantes. Acontece que os caminhos não são retos, bagunçam-se, estabilizam-se, correm e param, só não voltam.

Então, andou pelo seu caminho e topou com um cara. Foi uma esbarrada rápida e acho que talvez só tenha sido ela vendo ele passar correndo, mas atingiu-a em cheio.

Podia vê-lo lá longe correndo...
diminuindo...
diminuindo...

Esperou o passo do mundo. Foi birra, eu sei! Ele não recuou!

Queria correr atrás do cara e não era só isso: suas expectativas a ultrapassavam, seus amigos iam na frente estendendo a mão, mas sem parar de andar, o Mundo ria, sentiu a raiva.
Comum raiva, que aqui é detalhe, mas que às vezes não vai embora.

Virou pro mundo, 'se você não vai, vou eu.' e tropeçou porque não é a heroína dessa história e nem é essa história um filme americano. Então, nem importa muito dizer o depois:
provavelmente o seu cara não olhou pra trás.
provavelmente os amigos cansaram de esticar o braço.
provavelmente todo mundo esperava uma vitória na maratona e uma música bem legal de fundo.

Mas que ela deu o passo, sou testemunha: deu.

4 comentários:

  1. O importante é ter coragem pra dar o passo. Sempre.

    ResponderExcluir
  2. todo passo é uma mudança, pois dar um passo ja é uma escolha e para escolher é necessário coragem, então nenhum passo é dado realmente em vão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a decisão "vou dar um passo" já é um passo também.

      Excluir