24 de maio de 2010

Sobre alguém qualquer (e todo mundo)

De olhos semicerrados ela anda vagarosamente. Nos pés a impensada inércia e, na cabeça, branco. Não precisa de mais nada que não aquele momento. Ela não espera, não quer e nem corre atrás. Os desejos acostumaram-se a viver ali sem externar-se e quase não existem mais. Os sorrisos todos foram guardados em algum lugar, mas ela já não pode mais achá-los. E os amigos, por fim, deixaram de ser amigos. Ela parou de amá-los. Parou porque sentimento, agora, é algo raro pra ela. No máximo alguma indiferença ou frustração, mas não amor, não persistência, não alegria nem coragem. Os dias que acabam pela metade vão-se desenrolando sem motivo nenhum.
Ela levanta o olhar desdenhoso para a vida pensando em qual seria o melhor jeito de sair daquele lugar. A cidade parece corresponder à sua indiferença com mais indiferença ainda. As pessoas passam sem nem olhá-la. Ela quer odiá-las. Não consegue. E segue a andar.
E em pleno viaduto cinza, nesse passo pesado de angústia, na embriaguez do silêncio da sua mente é que volta a sentir. Mas, então, sente-se triste. Sente-se dor. Sente-se desilusão e decide voar. Voar pra bem longe, pra onde ninguém pode achá-la. No vôo que parece perdurar horas, só consegue pensar num lugar pra onde quer ir e quando o vôo se acaba ela parece estar bem onde queria. Ela morre na contramão atrapalhando o tráfego.


Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar nem pra rir
[...]
Alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento, acostamento
Encruzilhada
Socorro, eu já não sinto nada...

5 comentários:

  1. Lendo esse poema me lembrei da personagem principal de "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres", da Clarice Lispector. Lindo poema, Mari!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. nossa...
    voce anda bem inspirada, hein. parabéns!
    adoro vim aqui e encontrar tanto texto novo pra ler.

    "não vai dar mais pra chorar, nem pra rir..."

    ResponderExcluir
  3. Ka, pára de me torturar!! Não achei esse livro em sebo nenhum... encomendei numa livraria e ainda não chegou e eu tô loooouca pra ler!! Parô! haha :)

    Valeu, Equilibrista :D

    ResponderExcluir
  4. Encomendou numa livraria??? Que beleza! Eu acho que você vai AMAR ler este livro, Mari!

    Boa leitura!!!

    ResponderExcluir
  5. espero amar, sim. haha

    Valeu, Equilibrista

    ResponderExcluir