29 de julho de 2010

Uma opinião

A vida vem cheirando a realidade. Assim, meio cheiro de rua, cheiro de gente, cheiro de riso, cheiro de cor e de televisão. Isso é verdade. É verdade... pra alguém. Me pus a escrever e prometi que dessa vez não mentiria, mas, olhe só, já comecei com meus enganos. A verdade é que a vida não é cheiro nenhum. A vida não é cor e nem palavra nem desenho. Não é assim a vida.
Seria fácil, também, dizer que a vida é gente, jogar-lhe um V maiúsculo no começo e ditar-lhe frases e marcações de cena, tal qual os gregos. Seria fácil, sim. Poderíamos, assim, perguntá-la "qual seu objetivo? de onde vens, Vida? pra quê serves?" e esperar que ela lhe respondesse, assim, em português claro e respostas objetivas. Engano. A vida não é assim.
Ou dizer que a vida, na verdade, não é nada. Não tem sentido nem objetivo. Só aconteceu de existir. Animais se reproduzindo, energia, energia e matéria. Conflitos e conflitos. E som e fúria, significando nada. A vida não é bem assim.
Dentre outras opiniões, só sei do que a vida não é. A vida não é nada disso. E se não é nada disso, não sei o que é. Sabê-la pode servir de alimento pra curiosidade ou talvez de fonte para se descobrir o jeito certo de encará-la. Tantas opiniões defendidas rondam minha cabeça confusa, mas eu vou só assim, procurando-na, descobrindo-na. Em cada pessoa, mais um pedacinho de sabê-la toda. A cada madrugada. Um dia eu vou saber se esse cheiro de rua, de gente, de riso, cheiro de cor e de televisão é vida ou se sou eu que vejo assim. Eu, não, né? Deve ser verdade... pra alguém.

Um comentário:

  1. Mari, de uma forma bem simples: não existe receita ou definição, a vida é para ser vivida e vai ser uma experiência diferente pra cada pessoa. É essa a graça dela também! Cada um tem sua própria experiência. :)

    beijo!

    ResponderExcluir