11 de setembro de 2010

Tal qual a vida

Sabe, hoje eu acordei cética. Sou ateia, urbana, sem magia e odeio intuições, mas não é isso que quero dizer. Quero dizer que hoje acordei cética, cética de tudo.
Hoje eu tive vontade de destruir meu quarto inteiro, de rasgar uns poemas e cortar umas relações. Hoje eu achei que a vida não valia a pena, por ser, tudo isso, só um conjunto de energia e tempo. Me achei irrelevante diante da eternidade da existência das coisas. Sabe? Quis passar o dia todo vendo televisão e me esquecer dos meus amigos, porque se tudo é tão gigantesco e exato, o que eu faço eu - minúscula e torta - nesse mundo? Hoje eu desacreditei que meus pensamentos pudessem valer alguma coisa. A vida não fez mais sentido, perdeu seu objetivo. Vou estudar, trabalhar, namorar, comer, pentear o cabelo pra, no fim, acabar morrendo de uma forma ou outra e, devido à minha minusculeza de hoje, ser feliz nesse processo todo é só um mero detalhe que poderia ser passado para trás.
E nesse clima triste foi que levantei da cama e andei até a praia e subi nas pedras e vi o mar. Lindo! De fato, está frio e eu sinto meus dedos do pé e meu nariz congelando. Estou sozinha hoje e eu poderia simplesmente me tacar no mar e deixar que todo o resto do meu corpo congele junto. Eu precisava de alguém. Estar longe de casa, sentada na pedra e com as pessoas certas sorrindo sorrisos quentes e dizendo que esse dia nunca seria esquecido. Há pessoas que eu não conheço à minha volta e todas elas estão quentinhas e felizes e isso me alegra, sabe? E se você olhar bem pro mar, para a forma como ele bate nas pedras, as desgasta e vem avançando, quase tocando meus pés. A forma como ele jorra quando bate com força. Não sei, mas tudo isso é um conjunto de energia e tempo muito bonito. E cá, no mundo, no mar, vejo agora: toda minha incerteza é tão certa.

3 comentários:

  1. Mar, assim como a vida, Mari, é o infinito. E a gente tem que mergulhar nos dois! :)

    Beijo! Lindo texto, como sempre.

    ResponderExcluir
  2. mar, céu e vida: tudo que é infinito e nos permite mergulhar é azul. Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  3. às vezes um bom par de olhos também, não é?
    Obrigada, gente :)

    ResponderExcluir